quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Na rota dos nove dons do Espírito Santo ESTUDO 1 - Introdução, PARTE - 1: OS IGNORANTES (1Co 12.1)

1Co 12:1: "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes."

Na rota dos nove dons do Espírito Santo 

ESTUDO - 1 

INTRODUÇÃO - [12.1-3] Na efervescência carismática dos coríntios existem traços pagãos. Eles se reúnem para cultivar o espetacular e o fascínio pelo sobrenatural impregnado de mística pagã; isso acaba tornando-se verdadeiro ópio. Paulo adverte: nem todas as manifestações de entusiasmo religioso provêm de Deus. Na mística cristã, o primeiro critério para discernir os verdadeiros dons do Espírito é reconhecer Jesus como Senhor.

PARTE - 1

 OS IGNORANTES (1Co 12.1)

Nessa primeira parte de nosso estudo na rota dos nove dons do Espírito Santo vamos analisar porque Paulo chamou a ekklesia que estava na cidade de corinto de ignorantes. É, de suma importância entender que a igreja de corinto não ignorava os dons espirituais no quesito de não acreditarem nos dons do Espírito Santo, pois todos tinham dons do Espírito Santo distribuído pelo Espírito Santo a cada crente da Igreja de corinto. Mas em que consistia a ignorância dos Coríntios sobre os dons espirituais? 

1. Eles estavam usando os dons do Espírito Santo para promoverem a si mesmos sobre os demais. 

2.Eles estavam usando os dons espirituais desordenadamente no culto. 

3. Eles estavam usando os dons espirituais para dividir o corpo de Jesus Cristo que é a Igreja. 

4. Eles estavam usando os dons espirituais para justificar os seus pecados. 

5.Eles estavam usando os dons espirituais como garantia de salvação. 

6. Eles estavam usando os dons espirituais
Para não obedecerem os seus líderes espirituais. 

Hoje temos em nossas igrejas os mesmos problemas que a igreja de corinto tinha sobre os dons espirituais e, porque não dizer! Que os problemas em nossas igrejas causado por mau uso dos dons do Espírito Santo são maiores.

Vejamos alguns destes problemas

1. Temos aqueles na igreja que são incrédulos, pois não aceitam nos dons do Espírito Santo de Deus na igreja. Estes são inimigos do Espírito Santo e seus dons na igreja. 

2. Muitos dizem que os dons espirituais cessaram e que somente alguns dons estão ativos em nossos dias, pois segundo os mesmos dizem que alguns dons deixaram de existirem quando os apóstolos morreram. E isso não é verdade! Pois a igreja de Jesus é universal e, a igreja de hoje não é menos igreja que a igreja primitiva dos dias apóstolicos, pois a igreja tem o espírito santo de Deus e, o Espírito Santo ainda opera na Igreja em nossos dias dando os seus dons: para consolar e, ensinar e edificar a ekklesia do Senhor Jesus Cristo. Os dons não cessaram por que o Espírito Santo está na Igreja. Temos evidências dos dons do Espírito Santo operando na Igreja dos nossos dias que serve de evidências irrefutáveis da continuidade dos dons espirituais de 1Co 12. Os textos bíblicos canônicos em nem um lugar nos diz que os dons espirituais cessaram e, temos que ensinar e pregar respeitando o espírito santo de Deus e o texto bíblico canônico, pois o texto bíblico canônico foi inspirado pelo Espírito Santo. Não podemos aceitar nem um ensinamento que lança dúvidas sobre os textos bíblicos canônicos que falam dos dons do Espírito Santo. 

Infelizmente até crentes pentecostais que eram usados pelo Espírito Santo hoje são antagônicos ao espírito santo de Deus. 

3. Temos na igreja de hoje muitos que usam os dons do Espírito Santo como uma fonte de lucro. 

4. O maior problema do mau uso dos dons do Espírito Santo não é nem a falta de ordem nos cultos, mas é a 

Nenhum comentário: