domingo, 17 de agosto de 2008

EU E A PALAVRA DE DEUS
Sl 119:105“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.”
Você crê nisso? A Palavra de Deus tem realmente iluminado e orientado o seu caminho, seu trabalho, sua família, seus estudos e suas decisões? Será que nós já aprendemos a encontrar os tesouros escondidos nas Escrituras, reservados apenas para aqueles que se propõem a procurar? Será que temos a atitude adequada com relação à Palavra de Deus?
Em países onde o evangelho é proibido ou onde há muita pobreza, muitas pessoas clamam por ter uma bíblia. Em nosso contexto muitos tem mais de uma mas não dispõem a ler. E ainda muitos outros lêem mas não compreendem! É como se ela fosse um livro fechado. Uns a põem embaixo do braço para ir a uma reunião da igreja, outros a deixam aberta na sala de visitas no livro dos Salmos e outros já leram de capa a capa mais de uma vez e sabem textos de cor. Mas ela ainda permanece um livro fechado.
Deus quer fazer da Bíblia um “livro aberto” para você, que comunique vida, que fale ao seu coração!
Como a Bíblia pode se tornar um “livro aberto”
Lucas 8:4-15 (parábola do semeador)
Dentre os vários ensinamentos desta parábola, vamos observar que as sementes caíram em quatro tipos diferentes de solo, que representam quatro atitudes diferentes do coração com relação a palavra:
§ Uma parte das sementes caiu "a beira do caminho”, onde o chão é duro e batido, tipificando um coração duro e resistente a Palavra.
§ Outra parte caiu entre as pedras, onde a semente fica na superfície e não atinge o solo, tipificando um coração superficial.
§ Outra parte caiu entre os espinhos, que representam as coisas da vida que nos distraem, nos desviam e sufocam a Palavra, tipificando um coração distraído.
§ Outra parte caiu em solo fértil, tipificando um coração bom, aberto para a Palavra.
Podemos dizer que os três primeiros corações estão fechados para a Palavra de Deus e o último está aberto para ela.
§ O que tem o coração duro deve reconhecer isso e se arrepender, deve buscar a Deus e se humilhar e deixar que o Espírito Santo opere a obra da cruz em seu coração. (Salmo 51:10-12)
§ O que tem o coração superficial recebe a Palavra mas não a retêm, ela não chega a formar raiz. Este precisa manter uma intimidade com Deus em oração e obedecer a Palavra de Deus em todas as circunstâncias de sua vida.
§ O que tem o coração distraído não deve andar ansioso por coisa alguma e sim buscar primeiro o reino de Deus e sua justiça (Mateus 6:24-34). Deve limpar o coração de tudo que o distrai e tira sua atenção das coisas de Deus (faça uma lista).
§ O que tem o coração aberto é como o solo arado, que tem um sulco aberto onde a Palavra cai e
frutifica. (Oséias 10:12)
Assim, podemos dizer o seguinte:
Coração Aberto è Livro Aberto
Coração Fechado è Livro Fechado
Características de um Coração Aberto
Sede da Palavra de Deus

Não é suficiente apenas abrir a Bíblia e ler um trecho. É necessário ter um desejo intenso de que Deus se revele a você em sua Palavra. Se este não for o seu caso, faça disso uma prioridade em suas orações. Peça sede, sabedoria, revelação. (Provérbios 2:1-6 Salmos 19:7-11)
Obediência à Palavra de Deus
Quando Deus destaca certa área de sua vida enquanto você está lendo Sua Palavra, certamente ele quer alguma mudança e você deve corresponder com sua obediência.
Tiago 1:22-25 – Não apenas conhecer, mas praticar1João 2:36 – O que este texto fala a você?João 15:46-49 – E este, o que diz ao seu coração? Lucas 6:46-49 – A casa sobre a rocha.
A Atitude Correta Diante da Palavra
Qual a atitude que temos diante da Palavra de Deus? Para que ela realmente exerça a devida autoridade em nossas vidas e produza as mudanças necessárias, devemos ter a atitude correta:
Is 66:2b“...o homem para quem olharei é este: o aflito e abatido de espírito e que treme da minha palavra.”
“Tremer” nesse texto é diferente de ter medo. Está relacionado a seriedade, respeito, reverência. Não é brincadeira, nem auto-ajuda, é a Palavra do Todo Poderoso.
A Bíblia tem dois tipos de autoria:
§ Humana : cada um dos livros da bíblia foi escrito por um autor humano (Moisés, Paulo, Mateus, Isaías, etc.).
§ Divina : Foi o Espírito Santo quem inspirou estes autores a escrever Suas palavras conforme a Sua vontade, por isso é chamada Palavra de Deus e daí procede toda sua autoridade.
Por isso ela tem características que são exclusivas: coesão, veracidade, poder, autoridade, etc. Observe os seguintes textos:
At 4:24-25 “Ouvindo isto, unânimes, levantaram a voz a Deus e disseram: Tu, Soberano Senhor, que fizeste o céu, a terra, o mar e tudo o que neles há; que disseste por intermédio do Espírito Santo, por boca de Davi, nosso pai, teu servo: Por que se enfureceram os gentios, e os povos imaginaram coisas vãs?”
At 28:25b-26 “...bem falou o Espírito Santo a vossos pais, por intermédio do profeta Isaías, quando disse: Vai a este povo e dize-lhe: De ouvido, ouvireis e não entendereis; vendo, vereis e não percebereis”.
2Pe 1:20-21 “sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.”
1Pe 1:10-12 “Foi a respeito desta salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinada, investigando, atentamente, qual a ocasião ou quais as circunstâncias oportunas, indicadas pelo Espírito de Cristo, que neles estava, ao dar de antemão testemunho sobre os sofrimentos referentes a Cristo e sobre as glórias que os seguiriam. A eles foi revelado que, não para si mesmos, mas para vós outros, ministravam as coisas que, agora, vos foram anunciadas por aqueles que, pelo Espírito Santo enviado do céu, vos pregaram o evangelho, coisas essas que anjos anelam perscrutar.”
2Tm 3:16-17 “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”
O Espírito e a Palavra
A obra do Espírito Santo não foi apenas inspirar a Palavra. Depois de ter capacitado homens de Deus a escrever os livros sagrados, agora Ele inspira quem lê, para que tenha revelação e entenda.
Se apenas lermos a Bíblia, teremos informação, mas se o Autor Divino falar conosco em oração enquanto lemos, teremos revelação.
Ef 1:16-18 “não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos”
Paulo ora para que seus discípulos recebam espírito de sabedoria e revelação:
§ Revelação: é quando os olhos do nosso coração ao iluminados e compreendemos a Verdade. É como se uma luz se acendesse sobre o assunto e a Verdade fica clara aos nossos olhos. (1Co2:9-10 ,12-14 2Co3:13-16)
§ Sabedoria: é a aplicação prática da revelação que recebemos de Deus, em nossas vidas.
Revelação è Entendimento Inspirado è VERDADE
Sabedoria è Entendimento Aplicado è PRATICA
É o Espírito Santo quem nos ensina a Palavra e nos capacita a obedecê-la
João 14:26 “mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
Assim, mais importante do que o método que usamos para estudar a Bíblia é a atitude do nosso coração com relação a ela. Para que ela se torne um livro aberto para nós, capaz de nos comunicar a Palavra de Deus com toda sua verdade e vida temos que nos aproximar dela com o coração aberto, quebrantado, reconhecendo com obediência a sua autoridade e crendo que o Espírito de Deus nos ensinará toda a verdade, que com sua graça nos capacitará a viver.

Nenhum comentário: