domingo, 17 de agosto de 2008

O Fundamento de Deus

O Fundamento de Deus
1) JESUS CRISTO, A REVELAÇÃO DE DEUS: Jesus Cristo, o filho de Deus, é a revelação de Deus, a Palavra, ( o Verbo ) de Deus para todos os homens. (Jo1:9 Hb1:1-2)
2) A PALAVRA, ELEMENTO CHAVE: Jesus ensinou a vontade de Deus e revelou a verdade através de suas palavras. O elemento que ele usou para comunicar vida, foi a Palavra. (Jo12:44-50)
3) ÚNICO CANAL ESCOLHIDO, DOZE HOMENS: Ele comunicou esta revelação especialmente a doze homens, seus apóstolos. Não temos outra fonte original e fidedigna de informação acerca de Jesus além dos doze apóstolos (Jo17:8).
4) OBRA DO ESPÍRITO SANTO: Jesus confiou na obra posterior do espírito Santo para recorda, revelar, ensinar e guiar em toda verdade (Jo14:26;16:12-15)
5) RESPONSABILIDADE DOS DOZE: Depois da sua ressurreição, Jesus ordenou a Seus apóstolos que, uma vez recebido o Espírito Santo, fizessem discípulos de todas as nações, pregando, batizando todos os que cressem e ensinando-os a guardar todas as coisas que Ele ordenou (Mt28:18-20).
6) REVELAÇÃO CONCLUÍDA DOS FATOS ESSENCIAIS: Depois de um período, o Espírito Santo completou a revelação fundamental dada aos apóstolos, especialmente quanto ao ministério de Cristo. Houve um período de transição até o esclarecimento definitivo (Ef1:8-9;3:5,9 At20:27)
7) PONTO CHAVE - O FUNDAMENTO ÚNICO E UNIVERSAL: Eles indicaram o fundamento de Deus para a Igreja. Como a Igreja é a mesma em todo lugar e em todo tempo, desde então, e até a volta de Cristo, o fundamento que eles mostraram é o mesmo sempre (Ef2:20 1Co3:10-11)
8) NÃO SE ADMINTEM MODIFICAÇÕES: Esse fundamento não deve ser corrigido, modificado ou contradito posteriormente, ainda quando aprofundado em seu significado (1Co3:11 Gl1:6-9).
9) REITERAÇÕES E CORREÇÕES: As epístolas dos últimos anos eram reiterações sobre as verdades já ensinadas, ou correções de desvios como Ap 2:4-5, 14,15,20;3:2-3, o que comprova que não havia coisas novas continuamente (2Pe1:12-15 1Jo2:7-9 Jd 17)
10) DESVIOS HISTÓRICOS: Através dos séculos este fundamento foi modificado, aplicado, trocado, ignorado e esquecido em muitos aspectos. A história da Igreja testifica isto.
11) RESTAURAÇÃO DA IGREJA: Há vários séculos Deus começou a operar dando luz sobre alguns aspectos da antiga verdade. Agora, Deus acelera a restauração total da Igreja:
a) Não dando parte da verdade, mas restaurando o quadro total da verdade.
b) Não um avivamento isolado e local, mas no mundo todo.
c) Não enfatizando a definição de simples conceitos teóricos, mas o surgimento de um novo povo.
"O Importante não é o mero anunciar da palavra, mas a experiência e encarnação da verdade."

Nenhum comentário: