domingo, 17 de agosto de 2008

A Expressão de Tudo o Que Deus É

Jo1:1-2"No princípio era o Verbo; e Verbo estava com Deus; e o Verbo era Deus.Ele estava no principio com Deus"
Vamos procurar "ver" este texto. Vou fazer algumas perguntas, conversar, mas por favor procure ver o cenário qeueste texto descreve.
"No princípio era o Verbo; e Verbo estava com Deus; e o Verbo era Deus.Ele estava no principio com Deus"
Antes que tudo viesse a existir, só havia Deus.
Neste lugar onde estamos agora , o que havia no principio?-Somente a Presença de Deus.
E Se nos movêssemos 1 bilhão de km para a direita o que haveria?-Somente a Presença de Deus.
E Se nos movêssemos 1 bilhão de km para a esquerda o que haveria?-Somente a Presença de Deus.
No princípio só havia a Presença de Deus em toda parte, em toda imensidão do infinito. Imagine como Deus é. Não sua forma, mas suas qualidades: Amor, bondade, mansidão, paz, justiça, fidelidade, poder, ...
Tremendo! Toda a imensidão do infinito repleta de amor, bondade, paz, mansidão, justiça, fidelidade, poder ...
Ø Cristo é o Verbo, a Palavra, a Expressão de tudo aquilo que Deus é.
"Ele é o resplendor da sua glória e a expressão exata de seu Ser (substância)"! (Hb1:3)
Vamos repetir:
"No princípio era o Verbo; e Verbo estava com Deus; e o Verbo era Deus.Ele estava no principio com Deus"
"No princípio era a Expressão de Deus; era a expressão da Presença de Deus; e esta Expressão era tão perfeita e fiel que era o próprio Deus."
Irmãos, assim é Jesus!
Jo 1:3 "Todas as coisas foram feitas por Ele, e sem Ele nada do que foi feito se fez."
Deus se expressou criando o mundo (Rm1:19-20). Tudo Foi criado pela expressão de Deus, pela Palavra de Deus, Pelo Verbo de Deus, que é Jesus Cristo. Céus, terra, água, árvores, animais, homem, etc. "Tudo foi criado por Ele e para Ele".
Jo 1:4-5;9"Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."
"Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo". Nele estava a vida. Quando Ele criou o homem soprou nele fôlego de vida (Gn2:6-7). Ele deu ao homem da vida que existe em Deus. E o Homem se tornou alma vivente. Esta é a verdadeira luz que ilumina todo homem, que mantém todo homem vivo.
Cl1:17 "E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele."
Ø Toda vez que uma criança é concebida no ventre de uma mulher, o Senhor sopra ali o fôlego de vida, o espírito, que é a luz dos homens, e ela se torna alma vivente.
Que tremendo, Ele é o Autor da Vida!
Jo1:10-11"Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam."
O Mundo e todas as pessoas do mundo são Dele. Não existe nada que podemos dizer que é verdadeiramente nosso neste mundo, pois tudo é Dele. Foi Ele que fez.
Jo1:14"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade."
Que texto rico e cheio de significado: O Verbo, no qual está a Vida, que é a luz dos homens; A Expressão de tudo o que Deus é; veio ao mundo e viveu entre nós, como um de nós. Quando a Expressão do que Deus é, se mostra aos homens, torna-se a manifestação de Deus ("manifestado em carne") , ou seja, a Revelação de Deus aos homens.
Que coisa tremenda, Jesus Cristo é Deus revelado aos homens. A Expressão de Deus agora pode ser vista, ouvida, apalpada, porque se manifestou em carne.
Ele se esvaziou dos seus atributos: onipresença, onipotência, onisciência, para que pudéssemos ver seu amor, misericórdia, paz, perdão, justiça, sabedoria, etc. em ação na vida de Jesus de Nazaré, cheio de graça e verdade.
O Verbo se fez carne! E Habitou entre nós ! E VIMOS !!!!
Mas isso tem uma razão para acontecer. Um propósito. No Princípio, antes que tudo fosse criado. Quando só havia a presença de Deus por toda a imensidão do infinito. O que havia no coração de Deus? Qual era seu desejo mais intenso?
Ser PAI!
...de uma grande família de muitos filhos semelhantes a Ele ( amor, mansidão, fidelidade, paz, justiça, alegria, etc. )
Então Deus Expressou a sua vontade.
E Quem é a Expressão de Deus? O VERBO !
E o que aconteceu quando o verbo entrou em ação?
O Mundo foi Criado e o propósito de deus começou a se cumprir!
Céu, terra, mares, rios, árvores, animais e o homem, que Deus fez para ser a coroa da criação. Ele fez o homem e a mulher a sua imagem e semelhança e ordenou que crescessem e se multiplicassem, assim Ele teria uma família de muitos filhos semelhantes a Ele mesmo. Eles viveriam (expressariam) a sua vida sobre a terra.
Mas o que aconteceu ?
- O Homem pecou. Perdeu a vida de Deus. Perdeu a semelhança com Deus. Se tornou INÚTIL para o Propósito.
O que Deus fez? Desistiu ?
- Não.- O Verbo se fez carne. - Habitou entre nós.- Foi perfeito e irrepreensivel- Mostrou o poder de Deus realizando muitos sinais e prodígios.
Ele disse:
"Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." Jo 14:6"Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância." Jo 10:10
A vida que Ele tem em si mesmo, que está nele antes da fundação do mundo. A vida de Deus. Ele veio para nos dar esta vida, afim de que a expressemos sobre a terra.
Ø Que Deus nos de revelação: O Verbo, aquele que é a expressão de tudo o que Deus é, que tem a Vida em si mesmo, nos dá essa Vida para que sejamos como Ele, expressando as qualidades de Deus sobre a terra. ( amor , mansidão, alegria, justiça, paz, misericórdia, perdão, etc )
Ma como isto é possível ?!!
- Ele morreu na cruz pelos nossos pecados (perdoou todos os nossos pecados, nos libertou de satanás, nos livrou do castigo eterno, nos deu comunhão com o Pai).- Ressuscitou para nossa justificação.- Foi exaltado , feito Senhor de tudo e de todos, recebeu toda a glória.- Derramou Seu Espírito sobre nós, para habitar em nós.
"Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?" 1Co3:16"Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada." Jo 14:23
Ele mesmo veio habitar em nós para realizar esta obra.
Cl 1:27 "Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da gloria deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória."
Quais a riquezas da glória deste mistério?
Cristo, o Verbo Eterno, a Expressão de tudo aquilo que Deus é, aquele que tem a Vida em si mesmo, veio habitar dentro de nós, para nos dar a sua Vida, afim de que a vivamos sobre a terra, expressando como Ele, a glória de Deus.
Irmãos, temos a Vida de Cristo (isto é um fato, uma realidade)
O amor, a graça, a verdade, a paz, a misericórdia, a justiça, o poder, o perdão, a mansidão, a sabedoria, a palavra, etc, que são de Deus e são expressadas em Cristo Jesus, estão em nós, porque Cristo está em nós.
Precisamos deixar que a vida de Cristo se torne a nossa vida.Precisamos perder a vida, para ganhar a verdadeira vida.Precisamos nos arrepender de nossa vã maneira de viver; e viver a vida de Cristo.Ela esta pronta, completa, perfeita dentro de nós, precisamos vivê-la.
Amar como Jesus, perdoar como Jesus, fazer discípulos como Jesus, orar como Jesus, etc.
Em breve Ele voltará. E o que terá sido produzido em nossos corações?...


Ricardo de Paula MeneghelliAbr / 2001

Nenhum comentário: