domingo, 17 de agosto de 2008

Jesus Cristo, o Senhor da Minha Vida

(Fp 2:5-11)
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."

Alguns estudiosos da bíblia dizem que esta passagem é uma antiga canção entoada pelos discípulos da Igreja primitiva. É uma passagem tremenda, que contém uma tremenda revelação de Deus para nós.
Dentro desta passagem temos um texto central, o verso 11. A palavra chave deste texto é 'Senhor" e tudo gira em torno dela. Vamos olhar um pouco mais de perto:
1) A si mesmo se humilhou
v5-7
§ Antes de nascer neste mundo, Jesus já existia em forma de Deus.§ Ele não considerou isso uma usurpação, pois Ele era Deus de fato.§ Antes, estando nesta condição, deu um salto para a humilhação: esvaziou-se de seus atributos divinos, tornando-se simples homem semelhante a nós.
v8
§ Como homem, poderia ter sido um príncipe, um imperador poderoso, mas continuou a se humilhar, assumindo a forma de servo, e sendo obediente até a morte, e morte de cruz (a morte mais humilhante da época).§ Este é o sentimento que Paulo, o apóstolo, diz que deve haver em nós: Sendo Deus, humilhou-se. § Mas conosco parece acontecer o inverso: Não somos nada, nos apegamos ao nada que somos e achamos que somos muita coisa.
2) Deus o Exaltou
v9-11
§ Porque Ele se humilhou, o Pai o exaltou acima de todas as coisas. Fazendo-o assentar-se a sua direita nos céus. Nem abaixo, nem acima.§ E como se não bastasse, lhe deu um nome que está acima de todo nome, diante do qual todo joelho se dobrará (nos céus, na terra e debaixo da terra) § Querubins, serafins, anjos, demônios, satanás e todos os homens vivos ou mortos se prostrarão diante Dele.§ E toda língua confessará que Ele é o SENHOR.
3) O Nome Sobre Todo Nome
Cristo tem vários nomes preciosos: Lírio dos Vales, Rosa de Saron, Estrela da Manhã, Resplendor da Sua Glória, Sol da Justiça, Bom Pastor, Redentor, Emanuel, Conselheiro, Deus Forte, Príncipe da Paz, Jesus, Salvador. Mas entre todos os seus nomes, há um que está acima de todos os outros:
Ø O Título que o Pai lhe Deus: SENHOR
No Velho Testamento YHWH era o Senhor. Agora Ele dá este nome ao Filho e passa a ser chamado de Pai. ( vide todas as cartas de Paulo : "...Deus nosso Pai e o Senhor Jesus Cristo...").
Hoje estamos mal acostumados com o termo "Senhor". Usamos como pronome de tratamento: "Sr. Fulano". Mas o que significa "Senhor" no contexto bíblico?
Nos tempos bíblicos, poucas pessoas eram chamadas de Senhor. Somente os que possuíam escravos, terras, propriedades e autoridade. A palavra grega aqui é kyrios:
Chefe +Dono +Amo +Soberano +Máxima autoridade +--------------------------kyrios = Senhor (Rm 10:9-10)
Desse modo, quando alguém confessava Jesus como Senhor de sua vida, estava dizendo: "Jesus, tu és meu chefe, meu dono, meu proprietário, aquele que manda na minha vida. Sou teu e tudo o que tenho pertence a ti, és meu Amo".
O contrário de Senhor é escravo, e é aí que nós nos encaixamos: O Senhor é o dono da vida do escravo.
Mas a palavra KYRIOS com letra maiúscula, era usada somente para Cesar, o Imperador , a autoridade máxima do Império Romano. Na época haviam muitos escravos, cada um tinha o seu kyrios mas Cesar era o Kyrios dos kyrios. Ele era dono de tudo, nada que as pessoas possuíam era delas mesmo, nem suas casas, suas vidas, nada. Era tudo de "Roma", do Kyrios.
Por outro lado, Paulo viu nos dias do Império Romano, surgir um outro Reino, que começava com força e se estendia sobre toda a Terra: O Reino de Jesus Cristo, o Senhor!
Cada discípulo tinha a revelação clara de que Jesus Cristo era o Senhor de sua vida. Tinha clareza que nada do que possuía era seu mesmo, nem mesmo sua própria vida. Era tudo do Senhor.
( Ver como Paulo assina todas as suas cartas, ex Fp1:1 )
4) O Evangelho do Reino
Jesus começa seu ministério dizendo: "Arrependei-vos pois é chegado o reino de Deus..."
O arrependimento é uma condição para o reino se estabelecer no coração de uma pessoa.
Quando Jesus se aproximava de alguém, Ele colocava a pessoa diante de uma decisão: ou entrava no reino ou ficava fora dele. Ou se sujeitava a Cristo como o Senhor da sua vida ( Kyrios ) ou ficava fora.
Ex: Pedro e André
“Vinde após mim e vos farei pescadores de homens”
Estavam diante de uma ordem!
Poderiam dizer:- Espera ai. Eu sou dono da minha vida! - Nunca ninguém mandou em mim.- Eu faço o que eu quero.
É certo que Pedro como dono de sua vida faz o que quer. Mas agora tem outro que pretende ser o dono da vida dele. Suas palavras soam com autoridade e então seu coração se rende. ( o mesmo acontece com André )
“...deixaram tudo e seguiram“( outros exemplos são : Matheus, Zaqueu e o jovem rico )
O Evangelho do Reino chega clamando por arrependimento. O que é arrependimento?
Arrependimento, grego = metanoia : mudança de mentalidade.
Por que precisamos mudar de mentalidade? O que há de errado com a mentalidade das pessoas? Existem 3 grandes mentiras que tomam a mente das pessoas e estragam toda a sua vida:
A) Cremos que somos donos de nossas vidas e de nossas coisas
Essa é a mentalidade das pessoas! Minha casa, minha família, meu emprego, meu caro, meu corpo, etc. Trabalhamos, corremos, para possuir cada vez mais. Um dia o Senhor chama e diz : “ Ei! Vem. Acabou o seu tempo!”. O que vamos levar? Então, o que é verdadeiramente nosso?
Pedro poderia ter perguntado: Porque deixar tudo? O barco é meu, eu comprei com meu dinheiro.
Jesus diria: Seu dinheiro?! Como você ganhou “seu” dinheiro?
Pedro: Pescando.
Jesus: De quem são os peixes? Quem os criou? Quem Criou o mar? Foi você que os alimentou durante todos esses anos? Se os peixes não eram seus, o barco que você comprou com o dinheiro da pesca também não é. Podemos começar de novo... De que é feito o barco? Quem criou as árvores? ....
Jesus é o único Senhor, dono, criador! Temos que reconhecê-lo como dono legítimo de todas as coisas, inclusive das “nossas”, e viver esta realidade.
B) Cremos que podemos fazer em nossas vidas aquilo que queremos
Que mal há em ser pescador? Parece correto, legítimo. Os homosexuais pensam assim “podemos fazer com nossas vidas e com nossos corpos o que queremos”.
Se Jesus é a autoridade máxima, devemos viver conforme a vontade dele. Ser pescador não é pecado moral. Mas se não for a vontade de Deus ...
Qual era a vontade de Deus? Que ele fosse pescador de Homens.
Precisamos conhecer qual a vontade de Deus para nossas vidas e viver de acordo com ela. A uns o Senhor diz: “Faça faculdade, estude” a outros diz ‘largue seu curso e vá para a Etiópia”.
C) Cremos que é legítimo viver para nós mesmos.
Nos colocamos no centro de nossas vidas: Trabalho para mim, o dinheiro que ganho é para mim, gasto meu tempo para o meu bem estar, tudo voltado para o EU. Esta é a mentalidade dominante!
Mas o Evangelho do Reino clama: “ARREPENDEI-VOS! Mudem esta mentalidade”.
Rm 11:33-36
Tudo é Dele, para Ele, ele criou tudo. Todas as pessoas e coisas são Dele. Jesus não pede muito, Ele pede TUDO. É lógico, tudo é Dele. Se tudo é Dele, nada e meu. Avaliemos nossas vidas, nossa mentalidade. Como estamos vivendo?
“Senhor, estou disposto a mudar e deixar o Senhor governar minha vida”
Jr 18:1-6

Nenhum comentário: