segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A emoção da fé



Nem toda emoção é fruto única e exclusivamente do coração humano. Podemos afirmar, sem medo de errar, que existe a emoção produzida pela presença de Deus. Esta nasce no mais profundo da alma, por influência exclusiva do Espírito Santo.

Não existe sentimento mais sublime nem sensação maior do que colocar o nosso corpo, o nosso ser, com todas as suas capacidades, na presença de Deus e senti-Lo agir em nós.

É dessa sensação que surge o perdão, o novo nascimento, o batismo com o Espírito Santo, os frutos do Espírito e toda a glória da comunhão com o Criador. Essa emoção é puramente divina e permanente. Quando uma pessoa passa por esse tipo de experiência, jamais esquece. É como se tivesse sido selada por Deus. E essa marca, esse selo, vai sustentar sua fé e, conseqüentemente, sua comunhão pelo resto de sua vida. Nada e ninguém jamais poderá separá-la de Deus.

A emoção que acontece mediante a manipulação externa, isto é, através da música, do teatro, do cinema, dos esportes, da poesia, enfim, pela arte e imaginação humanas, não traz nenhuma solução prática na vida. Poderá fazê-lo por algum tempo, bem limitado, mas nunca pelo resto da vida. A que brota no coração, no entanto, provocada por uma convicção ou certeza, esta sim, traz solução e produz frutos.

Essa emoção se caracteriza por um conjunto de sentimentos que produzem a certeza de que Deus irá fazer aquilo que Ele prometeu. Isso traz resultados práticos de vida, pois a convicção da verdade revelada pelo Espírito Santo no coração faz com que as preocupações, os medos e todas as dúvidas deixem de fazer parte da existência da pessoa.

A emoção humana, produzida pelas experiências comuns das pessoas, leva-as apenas a uma fé ilusória, passageira e sem sentido; um tipo de fé que precisa ser alimentada constantemente pelos combustíveis que a promovem.

É por isso que, inclusive no âmbito da religião, muitas pessoas são insaciáveis, no sentido de viverem buscando, e acabam morrendo sem achar o objeto da sua busca. Isso acontece quando se busca as grandes bênçãos e se deseja alcançá-las simplesmente por intermédio de algumas emoções. Infelizmente, é nessa ilusão que a maioria daqueles que se dizem cristãos tem vivido.

A fé, e somente ela, conduz a emoções verdadeiras, contínuas e permanentes. Os discípulos do Senhor Jesus sabiam que, embora convertidos, ainda estavam sujeitos às emoções humanas; entretanto, reconheciam sua insignificância e valorizavam o que Deus fazia, e não o que sentiam.

Paulo e Barnabé, por exemplo, em Listra, pelo fato de estarem abençoando o povo e, conseqüentemente os milagres estarem acontecendo, despertaram nas pessoas um forte emocionalismo, a ponto de estas confundirem-nos com deuses.

O povo queria oferecer-lhes sacrifícios e adorá-los, mas eles, indignados, repreenderam aquelas pessoas: ?Senhores, por que fazeis isto? Nós também somos homens como vós, sujeitos aos mesmos sentimentos, e vos anunciamos o evangelho para que destas coisas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles.? (Atos 14.15).

Interessava aos discípulos do Senhor Jesus a verdadeira conversão daquele povo, por meio da Palavra de Deus, e não levar as pessoas a emoções passageiras, que não tivessem sido produzidas pelo Espírito Santo.

Deus abençoe a todos abundantemente.

Nenhum comentário: