segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O anseio de Deus



O ardente desespero que as mulheres estéreis do passado tinham para gerar filhos, no fundo, era uma expressão humana do que o Criador tem sentido para gerar Seus filhos. Com toda certeza, essa é a maior vontade de Deus em relação ao ser humano.

Quando Ele criou o homem, não o gerou dentro de Si mesmo, mas o fez com as Suas próprias mãos. Embora Adão e Eva tivessem sido criados à imagem e semelhança do Criador, ainda assim eles não eram de fato e de verdade filhos de Deus, mas, sim, Suas criaturas.

O Senhor não os fez nascer d'Ele! Eles foram formados do pó da terra, e imediatamente tiveram que receber o fôlego da vida. É totalmente diferente de uma pessoa gerada do Espírito Santo que já nasce com o fôlego da vida eterna, como foi o caso do Senhor Jesus no ventre de Maria. Nesse caso, o próprio Espírito Santo gerou um novo ser, ou seja, um ser totalmente celestial.

Embora Adão e Eva tivessem sido criados com perfeição, mesmo assim eles não tinham o poder que tem um filho gerado pelo próprio Deus. O nascido de Deus reúne em si todas as características do Senhor Jesus Cristo.

Poderíamos dizer que o nascido de Deus é um clone espiritual do Senhor Jesus, já que o mesmo Espírito que gerou Jesus é o que faz o milagre do novo nascimento sem a interferência de ninguém. Um filho de Deus somente pode considerar-se como tal quando é gerado pelo próprio Deus: "a todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus" (João 1.12).

O sentimento divino quando criou Adão e Eva foi totalmente diferente daquele quando nasce alguém pelo Espírito. Temos a mais absoluta certeza de que a alegria de Deus quando gera um novo ser através do batismo nas águas e pelo Espírito é infinitamente mais sublime do que qualquer outro sentimento. A alegria do Espírito Santo ao gerar uma nova criatura deve ser algo tão grandioso e tão estupendo que não existem palavras para exprimi-lo.

Para você ter uma vaga idéia disso, repare no amor, no carinho e na ternura com que uma mãe amamenta seu filho recém-nascido. O Senhor Jesus fez uma breve menção sobre essa alegria de gerar novos filhos espirituais: "Digo-vos que assim haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento" (Lucas 15.7).

De fato, uma coisa é criar algo com as próprias mãos, e outra é gerar de dentro de si mesmo um novo ser. Não estamos nos referindo à diferença entre criar uma criança e gerar um novo ser, pois nesse caso é muito mais gratificante criar alguém que estava destinado à perdição do que trazer um novo ser ao mundo.

Para Deus é muito mais glorioso gerar um filho pelo Espírito do que fazer com as mãos um ser do pó da terra. Daí a razão maior por que Deus deu o Seu Único Filho ao mundo, a fim de, através d'Ele, poder gerar outros tantos.

E você pode também ser fruto desse amor e assim alcançar uma vida plena de felicidades e conquistas para a glória de Deus. É necessário, portanto, que fixe sua fé exclusivamente na busca do reino de Deus. "Buscai, pois, em primeiro lugar, o Seu reino e a Sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.33).

Deus abençoe a todos abundantemente

Nenhum comentário: