segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

O novo nascimento vem pela fé



Jesus disse a Nicodemos que se ele não nascesse novamente não poderia entrar no reino de Deus. Ele, por sua vez, não compreendeu e quis saber de que maneira isso poderia acontecer. Respondeu Jesus: "Em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus" (João 3.5).

A salvação só é conquistada através da fé. Entretanto, muitas pessoas, em vez de abrirem o coração para o Senhor, deixam-se levar pelas emoções. Quando vão à igreja se emocionam com as músicas, orações e as mensagens; chegam até mesmo a receber alguma graça; mas continuam

vivendo da mesma forma, permanecem na carne.

De fato, o que aconteceu não foi uma conversão, mas, sim, um convencimento. A "certeza" de que nasceu do Espírito está somente no intelecto; no entanto, o seu coração não mudou, continua vivendo conforme os padrões da antiga criatura.

O apóstolo Paulo disse que se alguém está em Cristo é uma nova criatura, as coisas velhas ficaram para trás e todas as coisas se fizeram novas. Portanto, se não houver novo nascimento, não haverá transformação de vida; a velha criatura continuará a dominar.

Jesus disse que para segui-Lo seria necessário renunciar a tudo e tomar sua cruz, diariamente. Isso implica uma decisão de fé e não somente pela emoção. Acreditando terem nascido de novo, muitos não têm consciência de que a suposta fé que possuem não passa de uma emoção e nunca de uma fé real. "O meu justo viverá pela fé", disse o Senhor, através do profeta Habacuque. A nova vida em Cristo conquista-se não pelos sentimentos, emoções ou boas obras, mas pela fé.

É normal uma pessoa sentir-se bem estando em uma igreja – pois é um local onde a presença de Deus pode ser experimentada –, mas chegando em casa, volta a ser a mesma de todos os dias. Isto demonstra que ainda não assumiu o caráter de cristão. Infelizmente, muitos têm confessado o Senhor Jesus apenas com os lábios, enquanto o coração continua distante dEle.

A pessoa que tem passado por essa experiência deve examinar a si mesma para obter uma resposta: é apenas uma freqüentadora de igreja? Embora tenha tomado uma decisão de ficar ao lado do Senhor Jesus, traz dentro de si as mesmas paixões da velha criatura? Se nada mudou no seu coração, é porque algo está errado. Ainda não aceitou Jesus como Salvador de sua vida. Quando a pessoa é nascida de Deus, não há nada que possa impedi-la de conquistar a vitória.

Se alguém deseja ter um encontro verdadeiro com o Senhor Jesus, esteja onde estiver, deve invocá-Lo de todo o coração. Certamente, o Espírito Santo agirá na sua vida, transformando-o em uma nova criatura e testemunhando com o seu espírito, que é um filho ou uma filha de Deus.

Deus abençoe a todos abundantemente.

Nenhum comentário: