segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

A necessidade de um novo nascimento



O evangelista João registra um encontro entre Jesus e Nicodemos, um dos principais dos judeus. Este foi ter com Jesus e perguntou-lhe como faria para nascer de novo, visto que já tinha uma certa idade, se para isto teria que voltar ao ventre de sua mãe e nascer pela segunda vez.

O Senhor Jesus respondeu-lhe dizendo que se ele não nascesse da água e do Espírito não poderia entrar no reino de Deus. Na conversa com Nicodemos, Jesus deixou claro que o nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito.

Quem é nascido da carne, e quem é nascido do Espírito? O que se deve fazer para nascer do Espírito? Essa é uma questão básica; e entendê-la bem é de fundamental importância para aqueles que desejam entrar no reino de Deus.

As pessoas que são nascidas do Espírito jamais serão confundidas. Não há nenhuma dúvida com respeito a elas. Quem é nascido do Espírito de Deus manifesta os Seus frutos, que é amor, alegria, paciência, temperança, paz, o domínio próprio, a mansidão, etc. Não se deixa possuir de vanglória, provocando uns aos outros, não tem inveja de seu semelhante. Tem uma grande capacidade de perdoar aqueles que lhe ofendem, mesmo sendo injustiçado ou caluniado, não permite que a carne tenha a primazia em sua vida.

Deus até permite que aconteçam essas coisas para provar o coração daquele que é nascido de novo, com a finalidade de verificar se ele de fato nasceu de novo. Não que Deus precise ter provas de alguma coisa, pois conhece tudo. Mas Ele permite que sejamos provados por essas injustiças para que venhamos a constatar, por nós mesmos, se somos realmente dEle ou não.

Se uma determinada pessoa sofreu uma injustiça e sente o desejo de vingança, realmente ainda não nasceu de novo, pois quem nasceu do Espírito Santo tem capacidade de perdoar. Jesus disse que quando alguém nos ferir uma face devemos oferecer a outra. Quem são os nascidos da carne? Esses não são muito difíceis de ser identificados. Se a pessoa vive oprimida, infeliz; se vai a uma igreja e recebe oração do pastor, começa a freqüentá-la, mas não acontece algo diferente; se não há uma mudança, ela ainda não nasceu do Espírito.

Esse nascimento envolve transformações. É um encontro entre a pessoa, Deus e ninguém mais. Não pode haver interferência.

O Espírito de Deus nos envolve quando desejamos ter um encontro com Ele e faz com que nos tornemos novas criaturas. Isto só o Espírito Santo pode fazer.

Deus abençoe a todos abundantemente

* Texto extraído do Livro Seleções de Mensagens do Bispo Macedo
Bispo Edir Macedo

Nenhum comentário: